Nossa análise começa com uma dissecação do episódio piloto, que carrega muitos elementos da narrativa incorporados na direção de cenas, de arte e de fotografia. A história central da série é sobre o escritor Richard Castle (Nathan Fillion) que busca inspiração para sua nova personagem e série policial, na detetive da Polícia de Nova Iorque, Kate Beckett (Stana Katic). O episódio piloto marca o encontro desses personagens centrais, estabelecendo um padrão para o restante da série: a dupla terá que resolver casos de assassinatos enquanto lidam com o crescente sentimento que nutrem um pelo outro.
A cena de abertura mostra um corpo que acaba de ser assassinato, e terá sua investigação como pretexto para Castle e Beckett se conheçam. As cenas da preparação do corpo dá destaque ao corpo e as flores arranjadas sobre ele, revelando apenas as mãos do assassino cobertas por luvas. O ambiente fica totalmente escondido, o que só reforça o destaque para o ato que vemos. A luz principal vem de cima para baixo, com uma luz de compensação mais suave, provavelmente vindo na lateral esquerda.
A cena seguinte é a apresentação de Richard Castle, com o lançamento de seu mais recente livro "Storm Fall". O evento ocorre numa embarcação, provavelmente no rio Hudson. Apesar da série ser gravada em Los Angeles, temos a impressão de este episódio foi gravado mesmo em NY, ou pelo menos as cenas externas que chegam a mostrar alguns pontos conhecidos da cidade. Mas vamos voltar a cena de Castle no lançamento de seu livro.
Iluminação vermelha, que remete a agitação, musica dançante, muitas mulheres bonitas e flashs que aparecem a qualquer momento. Castle interage com o público, posa para fotos, assina livros e partes dos corpos de mulheres (inclusive é a primeira cena em que ele aparece), tudo parece festivo e caloroso. O que contrasta com a apresentação de Beckett, chegando a cena de um crime, atravessando um corredor mal iluminado, cercada de pessoas sérias.
O ambiente tem cores frias (tons de preto, verde e azul) o clima é pesado. A única parte dele que destoa é o corpo, coberto por flores vermelhas. O chão também aparece com uma coloração mais viva, mas por pouco tempo.
Javier Esposito (Jon Huertas), Kevin Ryan (Seamus Dever) e Lanie Parish (Tamala Jones) são apresentados. Este último frame enquadra Kate (parcialmente na esquerda) e seus 3 colegas de investigação. Ao decorrer do episódio notamos que Esposito é quem tem mais contato com Beckett, enquanto Ryan funciona mais como o parceiro de Esposito, fazendo comentários cômicos e pontuais. Não à toa, Esposito aparece à esquerda de Beckett na primeira cena dela na série. Lane aparece pela primeira vez diante do corpo, percebemos apenas sua presença com o flash de um perito forense (volte a primeira foto da sequência de Beckett e depois veja esta com o flash).
Os flashs tem um papel importante na transição entre as figuras de Castle e Beckett. Ambos são envolvidos por esses flashs em suas cenas, mas por motivos bem diferentes. Montei o gif animado abaixo para ilustrar essa transição:
O centro da apresentação de Castle é ele mesmo, enquanto que na apresentação de Beckett é o corpo assassinado. Outra distinção de suas apresentações é a forma como aparecem na tela. Castle de costas, assinando o peito de uma fã, Beckett de frente, no meio da tela, a caminho do local do crime.
O motivo de Castle aparecer de costas pode estar ligado a sua situação real. Escondido atras de seus óculos escuros (tirados por sua ex-mulher e editora) existe um autor sem ideias novas, que acaba de passar por seu segundo divórcio (o primeiro foi com a mãe de Alexis) e não sabe o que vai fazer agora que seu personagem principal é assassinado.
Outra parte do verdadeiro Castle aparece com a revelação da presença de sua mãe Martha Rodgers (Susan Sullivan) e sua filha adolescente Alexis Castle (Molly C. Quinn), que estão num canto da festa sem fazer muito barulho. Notem que é o único episódio em que Susan Sullivan aparece com seu cabelo natural. Nos episódios seguinte ela usará uma peruca ruiva.
A primeira cena de interação entre Castle e Alexis já revela a relação de pai e filha inversa, onde a filha se mostra mais madura que o pai. Essa mesma cena mostra Castle reclamando de sua vida cheia de coisas previsíveis e repetitivas (como os fãs chatos), quando é interceptado por Beckett e seu distintivo, ao que Alexis completa "Isso é diferente".
A química entre os personagens é imediata, e começa no interrogatório que Beckett faz a Castle. A cena marca o início das piadas que Rick faz, fazendo Kate revirar os olhos.
Notem a simplicidade do cenário e da iluminação. Uma parte do que irei abordar na próxima análise desse episódio é exatamente a respeito dos cenários e locações. Pela mudança constante no comprimento do cabelo de Stana é possível notar que se passaram meses entre a gravação de certas cenas. E os cenários que serão sempre constantes na série (como a casa de Castle e central de polícia) não são os mesmos que veremos nos episódios seguintes. Falarei também da escolha de figurino e na mudança na forma de iluminar a série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário